domingo, 21 de março de 2010

Tagarela

A Antônia está super comunicativa. Entende tudo o que a gente fala, conversa na sua língua, canta e se faz entender muito além das palavras. O espanhol também vai ganhando espaço no seu vocabulário. Por exemplo, o que antes era biscoito (oito), agora é galleta (eta). Tchau também é adios (adio). E não já virou no faz tempo, normalmente acompanhado pelo dedinho rijo. Aliás, ela adora demonstrar que sabe que não pode fazer alguma coisa. Corre para o lado das garrafas que sabe que não pode mexer e fala "no". Faz que vai bater no Lolo e fala "no". Ameaça tirar a meia e diz "no". Um barato.

A lista de palavras já é grande: mamãe, papai, vovó, Lolo, Nono (Antônia), Ada (nome da Bisa), nana (banana), tata (batata), "u" (iogurte), eta (galleta), mama (chupeta), coco (cocô ou colo), cuco (suco), opa (sopa), xixi (ela fala o "x" com a língua meio presa, uma gracinha), mai (mais), aí (sair), olá, adio (adios), pé, bumbum, bebê, dois (o número favorito dela)... Essas ela usa super bem. Mas tem muitas outras que ela repete estilo papagaio mas que ainda não saem espontaneamente numa conversa.

Eu simplesmente amo quando a gente estabelece uma conversa. Ela pede eu entendo, eu pergunto ela responde. Essa comunicação que cresce cada dia é mágica.

Mas nem tudo são flores. Ela está muito birrenta. Por qualquer coisa se joga no chão e grita. Joga as coisas longe. Insiste em bater no Lolo e nos amigos da escola. Outro dia até tomou uma de volta com direito a um belo arranhão no rosto. E adora ignorar a gente quando a gente chama e ela não está a fim. Já começou a ficar de castigo e, para a minha surpresa, ficou sentada onde eu mandei desde a primeira vez, chorando e reclamando, é claro.

Enfim, estamos aqui, nós aprendendo a educar, ela se desenvolvendo numa velocidade incrível e todos felizes com cada conquista.

Um comentário:

Marcia disse...

Coisa mais linda da vovó!!! Adoro quando você está bem tagarela, falando pelos cotovelos coisas que só você entende... Além das palavras, tem os gestos, caretas e mil gracinhas que você sabe fazer de um jeitinho todo seu! A-d-o-r-o tudo isso!!! Beijos,

Vovó Marcia